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A economia ludica nos mundos fantasticos.

Processo: 06/53618-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2008
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação
Pesquisador responsável:Gilson Schwartz
Beneficiário:Gabriela Campedelli
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Economia da informação   Redes digitais   Convergência   Interatividade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Convergencia | Economia Da Informacao | Interatividade | Moedas Digitais | Redes Digitais

Resumo

O presente projeto objetiva avaliar, sob a perspectiva da comunicação virtual, o desenvolvimento do "ethos" de cooperação e troca nos jogos eletrônicos. Seu foco principal são os "games" que, uma vez acessados pela rede mundial de computadores, de forma comunitária, criam valor simbólico para objetos virtuais almejados pelos jogadores. As moedas complementares presentes nesses jogos possuem outro mecanismo que lhes confere valor que é diferente daquele das moedas reais, cujo valor vem da credibilidade do governo que as emite. Esse projeto busca analisar quais são os elementos estéticos do jogo que conferem às propriedades virtuais fictícias um valor real. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMPEDELLI, Gabriela. Bem vindos a Azeroth: aspectos da economia lúdica nos mundos fantásticos. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.