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Bem vindos a Azeroth: aspectos da economia lúdica nos mundos fantásticos

Texto completo
Autor(es):
Gabriela Campedelli
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Gilson Schwartz; Elizabeth Nicolau Saad Correa; Jorge Luis da Silva Grespan
Orientador: Gilson Schwartz
Resumo

Esse trabalho tem como finalidade a análise de aspectos econômicos e sociais do mundo sintético World of Warcraft, um Massively Multiplayer Online Role Playing Game (MMORPG). A escolha desse jogo se dá pela sua popularidade no mundo, contando com mais de 11 milhões de jogadores segundo dados divulgados pela Blizzard Entertainment, em outubro de 2008. A etnografia, que se desenvolveu online realizada por meio de dez personagens especialmente criados para integrar o jogo nas terras virtuais de Azeroth, observa os aspectos de desenvolvimento da comunidade de jogadores e dos mecanismos de governança da Blizzard, constitui uma introdução a jogos desse gênero, com o objetivo de ressaltar a dinâmica econômica que se estabelece nesse complexo universo digital. O jogar é uma fonte de valor e o lúdico tem a sua própria economia. (AU)

Processo FAPESP: 06/53618-8 - A economia ludica nos mundos fantasticos.
Beneficiário:Gabriela Campedelli
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado