Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao de extratores de nutrientes e metais pesados para a cultura de arroz, adubada com composto de residuo urbano em diferentes solos.

Processo: 97/01133-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 1997
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 1999
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Takashi Muraoka
Beneficiário:Cassio Hamilton Abreu Junior
Instituição Sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Micronutrientes   Arroz   Metais pesados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arroz | Composto De Residuo Urbano | Extrator Multielementar | Metais Pesados | Micronutrientes

Resumo

Tem sido observado um aumento crescente na quantidade de resíduo urbano (lixo) produzido devido à atividade humana e ao crescimento populacional. A geração de lixo de modo indiscriminado, principalmente nos grandes centros urbanos, tem levado a constante ameaça do ambiente em que/vivemos. Atualmente, com o intuito de reduzir o volume de resíduos nos grandes centros urbanos, tem-se realizado algumas práticas, tais como a incineração, a deposição em aterros sanitários, a reciclagem dos diversos materiais via coleta seletiva, a descarga em rios ou bombeamento para os oceanos e a compostagem. A aplicação de composto de resíduo urbano na agricultura tem-se mostrado como uma importante fonte de nutrientes para as plantas e um excelente corretivo das propriedades químicas e físicas do solo. Todavia, permanecem dúvidas quanto à contaminação do solo e plantas por metais pesados (Cd, Cr, Cu, Mn, Ni, Pb e Zn). Concomitantemente à necessidade de se avaliar a disponibilidade e acúmulo de nutrientes e de metais pesados no solo, devido à aplicação de compostos de lixo, existe a problemática dos diferentes procedimentos para a extração dos elementos do solo. A utilização de soluções extratoras multielementos têm permitido avanços nos estudos envolvendo nutrientes, metais pesados e qualidade dos solos. Todavia, ainda há a necessidade de se avaliar a eficácia de tais extratores na predição da disponibilidade e toxicidade de nutrientes e metais pesados para as plantas e, de se padronizar os diferentes métodos. Assim sendo, será avaliado a eficácia de vários extratores multielementos (DTPA, Wolf-Morgan, Mehlich-1, Mehlich-3, AB-DTPA, CaCl2 e AC-EDTA) na predição da disponibilidade e toxicidade de nutrientes e metais pesados para a cultura do arroz, adubada com composto de resíduo urbano (60 t ha-1), com e sem calagem e adubação mineral, em diferentes solos do Brasil e, em condições de casa de vegetação, através da comparação dos teores de nutrientes e de metais pesados obtidos pelos extratores com os teores destes elementos nas plantas. Também, serão aplicados tratamentos secundários com composto de resíduo urbano enriquecido com Cd, Cu, Mn, Pb e Zn. Nos extratos obtidos pelas diferentes metodologias, via de regra, o teor de P será determinado por colorimetria, o K por fotometria de chama de emissão, os teores de Cu, Fe, Mn, Ni e Zn por absorção atômica, o S por turbidimetria e os teores de Al, Ba, Ca, Cd, Co, Cr, Mg, Mn, Mo, Sr, Ti e V por espectrometria de emissão atômica por indução de plasma. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ABREU JUNIOR, Cassio Hamilton. Propriedades químicas e disponibilidade de nutrientes e de metais em diferentes solos adubados com composto de resíduo urbano. 1999. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.