Busca avançada
Ano de início
Entree

Comunidade fitoplanctonica do reservatorio de barra bonita e sua relacao com a quantidade e composicao dos polissacarideos extracelulares e dos agregados mucilaginosos.

Processo: 02/02517-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2002
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:Armando Augusto Henriques Vieira
Beneficiário:Maria José Dellamano de Oliveira
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/07766-0 - Produção e destino dos polissacarídeos extracelulares de origem algal em um reservatório eutrofizado do rio Tietê (estudo de processo), AP.TEM
Assunto(s):Polissacarídeos extracelulares   Fitoplâncton

Resumo

A proposta deste projeto de pesquisa é vincular o estudo qualitativo e quantitativo dos polissacarídeos extracelulares dissolvidos e na forma coloidal, com as espécies fitoplanctônicas predominantes do reservatório de Barra Bonita. Visa também, estudar o tamanho e a composição dos agregados mucilaginosos principalmente em relação ao fitoplâncton e correlacionar estes resultados com as espécies fitoplanctônicas predominantes. As coletas serão realizadas mensalmente, em diferentes profundidades na coluna d'água (0m, 1m, 3m, 5m, 10m e fundo) num ponto fixo do reservatório, localizado a 3 Km a montante da barragem. A identificação da comunidade fitoplanctônica será feita à partir da análise populacional e contará com a colaboração de especialistas da área. As amostras para o estudo da estrutura da comunidade fitoplanctônica, para as análises dos carboidratos extracelulares e dos agregados mucilaginosos serão coletadas com garrafa tipo Van Dom nas mesmas profundidades e as análises serão realizadas nos laboratórios de Ficologia e de Fisiologia do Fitoplâncton, na UFSCar. Também serão preparadas armadilhas de profundidade (15-20m) para coleta de agregados mucilaginosos maiores que 200um. Análises estatísticas serão utilizadas no final deste estudo para se avaliar os resultados obtidos e/ou testar a eficácia dos métodos utilizados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COLOMBO-CORBI, VANESSA; DELLAMANO-OLIVEIRA, MARIA JOSE; HENRIQUES VIEIRA, ARMANDO AUGUSTO. Glycolytic Activities in Size-Fractionated Water Samples: Emphasis on Rhamnosidase, Arabinosidase and Fucosidase Activities. Brazilian Archives of Biology and Technology, v. 54, n. 3, p. 523-526, MAY-JUN 2011. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.