Busca avançada
Ano de início
Entree

Imaginario, educacao e religiao: culturanalise de grupos numa etno-escola.

Processo: 97/03208-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 1997
Data de Término da vigência: 30 de junho de 1999
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Jose Carlos de Paula Carvalho
Beneficiário:Adrian Alvarez Estrada
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antropologia Do Imaginario | Cultura Armenia | Culturanalise De Grupos | Polarizacao Paradigmatica | Religiao X Educacao

Resumo

Este projeto de pesquisa tem por objetivo levantar as estruturas profundas do imaginário dos membros de uma organização escolar (uma etno-escola), para fazer um mapeamento preciso da cultura dos grupos, em seus níveis patente e latente, com vistas amostrar como e de que forma a prática simbólica religiosa influi na formação dos alunos, mediando-se a constituição de uma dinâmica do imaginário. A compreensão se fará pelo ângulo da culturanálise de grupos, utilizando como principal heurística o teste arquetípico de nove elementos (o AT-9), de Yves Durand, complementado por outras técnicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)