Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao de compostos de extratos da anchietia salutaris como possiveis antagonistas de mediadores quimicos de processos alergicos.

Processo: 94/03907-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 1995
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 1997
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Jose Carlos Gomes
Beneficiário:Alessandra Gambero
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Hipersensibilidade   Citocinas   Pulmão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alergia | Anchietia Salutaris | Citocinas | Pulmao

Resumo

Preparações de Anchietia salutaris têm sido popularmente utilizadas como antialérgico. Em trabalho recente deste laboratório, verificou-se que o extrato bruto e frações purificadas de Anchietia salutares são capazes de inibir a secreção de masícitos de rato e cobaia, tanto in vitro como in vivo. Os relatos de utilização popular de Anchietia salutaris sugerem também que ela pode conter compostos capazes de antagonizar mediadores do processo alérgico. Com o presente trabalho pretende-se verificar se o extrato bruto e as frações purificadas ativas, contêm também princípios ativos capazes de antagonizar Histamina, Prostaglandina D2, Leucotrieno D4 e fator ativador de plaquetas, utilizando-se para isto a realização de curvas dose efeito cumulativas destes mediadores em tira de parênquima pulmonar de cobaia, na presença e ausência dos extratos e frações purificadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)