Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao e inducao da resiliencia em areas degradadas: uma proposta de intervencao e monitoramento ambiental participativo, visando a reatauracao ecologica.

Processo: 03/05582-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2003
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Conservação da Natureza
Pesquisador responsável:Ricardo Ribeiro Rodrigues
Beneficiário:Aurelio Padovezi
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Pesquisa participante
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adequadacao Ambiental | Conservacao Da Natureza | Pesquisa Participante | Reatauracao Ecologica

Resumo

Pela presente pesquisa buscar-se-á identificar, na ótica dos agricultores, quais são os indicadores que auxiliariam numa tomada de decisão fundamentada no restabelecimento dos processos ecológicas de um ecossistema florestal. As principais indagações que motivam a realização desse trabalho são: a) qual a visão experiencial dos agricultores sobre os processos de regeneração natural e resiliência?; b) de que forma a troca de conhecimentos entre academia e agricultores poderá contribuir para a construção de um metodologia de monitoramento e avaliação da resiliência de áreas degradadas?; c) qual a percepção dos agricultores sobre os indicadores de restauração ecológica (banco de sementes e indivíduos regenerantes)? - Para tanto, serão utilizados como instrumentos de pesquisa entrevistas semi- estruturadas e observação participante para identificar as percepções dos agricultores sobre os processos de resiliência e regeneração ecológica, assim como sobre a própria metodologia que a academia vem se utilizando para avaliar esses processos. Também, serão instalados e avaliados alguns indicadores de restauração ecológica com participação de agricultores, conforme procedimentos estabelecidos pela academia e pelos agricultores. Dessa forma, pretende-se confrontar a visão da academia com a dos agricultores, contribuindo para a tomada de decisão do método mais adequado para a recuperação de áreas, de forma participativa e visando à restauração de processos ecológicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PADOVEZI, Aurelio. O processo de restauração ecológica de APPs na microbacia do Campestre, Saltinho - SP: uma proposta de diálogo entre conhecimentos. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.