Busca avançada
Ano de início
Entree

Cimento ósseo a base de alfa TCP difratometricamente puro: preparação, caracterização e aplicação em engenharia de tecidos

Processo: 05/04746-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Cecilia Amelia de Carvalho Zavaglia
Beneficiário:Mariana Motisuke
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Biocerâmicas   Cimentos para ossos   Fosfatos de cálcio

Resumo

Os cimentos ósseos de fosfato de cálcio (CFC) são biocerâmicas muito utilizadas como implantes e/ ou preenchimento ósseo, pois garantem boa biocompatibilidade e bioatividade devido a sua composição química muito semelhante à fase mineral do osso. Dentre os CFCs mais estudados está o baseado no alfa-fosfato tricálcico (alfa-TCP), que produz como resultado da reação de cura uma fase de hidroxiapatita deficiente de cálcio (CDHA). A pureza do alfa-TCP utilizado, bem como sua reatividade são fatores que muito influenciam para se obter um tempo de pega curto e adequado para a aplicação clínica. Recentemente, tem-se observado que certas quantidades de silicato de cálcio (Ca2SiO4) dissolvidas na matriz do TCP estabilizam a fase alfa-TCP a baixas temperaturas contribuindo, então, para a obtenção de um produto puro e de fácil obtenção. Porém, ainda não existem muitos estudos sobre a influência desta adição sobre as propriedades físicas, químicas e mecânicas deste cimento ósseo. Portanto, o principal objetivo desse trabalho é o estudo da influência da adição de Ca 2SiO4 no CFC através de estudos in vitro e in vivo do cimento e do desenvolvimento de uma técnica para a fabricação de scaffolds (suporte poroso tridimensional para o crescimento de tecidos) seguido de estudo in vitro de cultura celular (osteoblastos) para analisar uma possível aplicação clínica do material. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOTISUKE, MARIANA; MESTRES, GEMMA; RENO, CAROLINE O.; CARRODEGUAS, RAUL G.; ZAVAGLIA, CECILIA A. C.; GINEBRA, MARIA-PAU. Influence of Si substitution on the reactivity of alpha-tricalcium phosphate. Materials Science & Engineering C-Materials for Biological Applications, v. 75, p. 816-821, JUN 1 2017. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOTISUKE, Mariana. Sintese de cimento osseo a base de α-TCP e estudo da influencia do Mg e do Si em suas propriedades finais. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Mecânica.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.