Busca avançada
Ano de início
Entree

O ensino do calculo escrito na formacao de professores: a historia como possibilidade de pensar questoes do presente.

Processo: 00/03682-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2001
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Antonio Miguel
Beneficiário:Eliana da Silva Souza
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Curriculo De Matematica | Filosofia Educacao Matematica | Formacao De Professores

Resumo

Neste projeto proponho-me a realizar um estudo histórico-pedagógico que ponha em destaque os valores subjacentes às abordagens dos procedimentos pedagógicos utilizados atualmente, por um grupo de professores das séries iniciais do ensino fundamental, para o ensino da adição, subtração, multiplicação e divisão, a partir do diálogo entre os procedimentos utilizados para os cálculos prevalecentes em nosso contexto escolar e os procedimentos antecedentes utilizados para efetuar esses mesmos cálculos, registrados em livros e/ou manuais didáticos de várias épocas. Desse modo, o projeto constitui-se num esforço no sentido de se compreender os processos de recriação, práticas de re- significação e transmissão desses procedimentos pedagógicos por parte dos professores. O problema que a mim se apresenta revela, simultaneamente, uma dimensão histórica, uma dimensão filosófica e uma dimensão pedagógica. Penso que, com isso, estarei contribuindo para um melhor conhecimento dos procedimentos (e seus valores subjacentes) utilizados atualmente, assim como, os procedimentos que não são mais utilizados na atualidade, registrados em livros e/ou manuais didáticos e nos cadernos escolares, e também, os procedimentos (e seus valores) transmitidos oralmente de professores mais antigos para professores mais novos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Eliana da Silva. A pratica social do calculo escrito na formação de professores: a historia como possibilidade de pensar questões. 2004. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.