Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de sensores biomiméticos à base de polímeros com impressão molecular para determinação de espécies de interesse biológico e ambiental

Processo: 06/00519-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2006
Vigência (Término): 30 de junho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Lauro Tatsuo Kubota
Beneficiário:Wilney de Jesus Rodrigues Santos
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Sensores eletroquímicos   Eletrodos quimicamente modificados   Eletroanalítica

Resumo

Este projeto tem como objetivo desenvolver sensores biomiméticos para a determinação de substâncias de grande interesse biológico e ambiental, tais como os compostos fenólicos (catecol, nitrofenol, cloroguaicol, entre outros). A construção desses sensores será fundamentada no emprego de MIP (“Molecularly Imprinted Polymers”), que possuem elevada capacidade seletiva em associação com substâncias eletroativas tais como os complexos de ftalocianinas e/ou porfirinas, estes por sua vez atuando como catalisadores. Assim sendo, o desenvolvimento de sensores biomiméticos baseados em MIP contendo as referidas substâncias eletroativas permitirá elevar a potencialidade dos MIP e, também, expandir sua aplicabilidade na confecção de sensores, pois tais dispositivos contemplaram seletividade (devido ao MIP), mas também sensibilidade face o efeito catalítico que as ftalocianinas e/ou porfirinas apresentam em reações orgânicas ou inorgânicas de transferência de elétrons. Os sensores biomiméticos serão construídos sobre eletrodos base de carbono vítreo ou ouro, onde o filme polimérico resultante será caracterizado empregando técnicas eletroquímicas e investigado e avaliado seu desempenho no tocante a seletividade e sensibilidade. Após estas avaliações, serão escolhidas as melhores condições de trabalho para o sensor e aplicá-lo em amostras reais onde a exatidão será verificada por meio de testes de adição e recuperação e/ou com o emprego de técnicas de referência.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Wilney de Jesus Rodrigues. Nanoreatores biomimeticos a peroxidase baseados em MIP : uma estrategia promissora para determinação de compostos fenolicos. 2009. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.