Busca avançada
Ano de início
Entree

Stress e qualidade de vida de mulheres gravidas com epilepsia

Processo: 07/56747-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Elisabete Abib Pedroso de Souza
Beneficiário:Luciane Lorencetti Lunardi
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Gravidez   Estresse   Epilepsia   Qualidade de vida
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Epilepsia | Gravidez | Qualidade De Vida | Stress

Resumo

A epilepsia é uma condição neurológica crônica que não possui uma definição totalmente satisfatória. A gestação de mulheres com epilepsia envolve estressores que podem ser avaliados como sobrecarga aos mecanismos adaptativos pessoais. Perda do controle das crises, complicações gestacionais e efeitos das drogas antiepilépticas sobre o feto podem ser importantes fatores de estresse na gravidez, fatores estes que alteram significativamente a qualidade de vida gestante e de seus familiares. O objetivo principal do presente estudo é avaliar a qualidade de vida e os sinais significativos de stress de mulheres gestante com epilepsia durante a gestação e após três meses de puerpério. Serão avaliados dois grupos (Grupo A - 30 gestantes com epilepsia e grupo B - 30 controle - mulheres com epilepsia) atendidos no Ambulatório de Psicologia aplicada a Neurologia do Hospital das Clinicas da UNICAMP. As pacientes serão submetidas durante três encontros à realização de anamnsese; aplicação do Questionário de Qualidade de Vida - QQV-65 (SOUZA, 2001); Inventário de Sintomas de Stress de Lipp (1994), Protocolo de Estressores na Gravidez e Protocolo de Estratégias Adaptativas na Gravidez (Torrezan, 1994). Esperamos com este estudo ao avaliar a relação de qualidade de vida e stress, identificar variáveis psicológicas importantes que permitam orientações terapêuticas mais adequadas visando minimizar os estressores na gravidez e contribuam para melhora na qualidade de vida das mulheres com epilepsia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LUNARDI, Luciane Lorencetti. Stress e qualidade de vida de mulheres grávidas com epilepsia. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.