Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da capacidade antioxidante de frutas e polpas de frutas exoticas e determinacao dos teores de flavonoides e vitamina c.

Processo: 06/01823-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2008
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Maria Ines Genovese Rodriguez
Beneficiário:Any Elisa de Souza Schmidt Gonçalves
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bromatologia   Antioxidantes   Vitamina C   Flavonoides
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Capacidade Antioxidante | Flavonoides | Frutas Exoticas | Polpas De Frutas Congeladas | Vitamina C | Bromatologia

Resumo

RESUMOOs alimentos fornecem não somente nutrientes essenciais, mas também outros compostos bioativos que promovem benefícios à saúde e podem ajudar na prevenção de doenças. Desde as décadas passadas, o interesse em polifenóis tem aumentado consideravelmente, pois acredita-se que a presença destes fitoquímicos em frutas, hortaliças e grãos, está associada com a redução do risco de se adquirir doenças crônico-degenerativas, incluindo câncer e doenças cardiovasculares. Esse efeito protetor tem sido atribuído, em grande parte, a propriedades antioxidantes de nutrientes como as vitaminas C, A e E e compostos polifenólicos, com destaque para os flavonóides. A atrativa hipótese de que frutas e vegetais podem conter quantidades significativas de vários compostos naturais com propriedades antioxidantes desperta o interesse de cientistas para a identificação e quantificação dos mesmos, evidenciando fontes potenciais. Por outro lado, visto que a capacidade antioxidante total de um alimento resulta não só dos teores dessas substâncias mas também de complexas interações entre estas, com efeitos antagonistas e/ou sinergistas, torna-se de grande relevância a avaliação confiável desta propriedade para identificação do potencial global de uma matriz alimentar. O objetivo deste trabalho, portanto, será avaliar a capacidade antioxidante total de frutas e polpas de frutas exóticas, pelo uso de diferentes metodologias, e determinar os teores de flavonóides e vitamina C das mais promissoras.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GONÇALVES, Any Elisa de Souza Schmidt. Avaliação da capacidade antioxidante de frutas e polpas de frutas nativas e determinação dos teores de flavonóides e vitamina C. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.