Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação do Filtro de Kalman no ajustamento de observações GPS com estimativa dos parâmetros da ionosfera e troposfera

Processo: 05/03522-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2006
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geodésia
Pesquisador responsável:Joao Francisco Galera Monico
Beneficiário:Haroldo Antonio Marques
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Geodésia celeste

Resumo

Dados de receptores GPS de dupla freqüência são, em geral, processados utilizando a combinação linear livre dos efeitos da ionosfera. Nessa dissertação, os efeitos da ionosfera e troposfera (atmosfera) serão introduzidos com incógnitas nas observações originais (L1 e L2) e ponderados a partir de informações conhecidas a priori sobre o comportamento das mesmas. Desta forma, as ambigüidades manterão suas características de números inteiros, facilitando a aplicação de algorítimos de solução da ambigüidade, como o método LAMBDA. Os efeitos de primeira ordem da ionosfera serão solucionados, em princípio, época por época. No que concerne aos de segunda, investigações serão conduzidas para analisar seu comportamento, visando definir o período em que o mesmo deverá ser mantido como constante. Com relação à refração troposférica, o modelo de atraso troposférico, a partir de PNT (Previsão Numérica de Tempo), disponível no CPTEC, será utilizado para atribuir as informações a priori, devendo ser fruto de investigação a ponderação apropriada a ser atribuída. Os tópicos envolvidos nesse projeto deverão garantir a continuidade de pesquisa de ponta na área de GPS na FCT/UNESP.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARQUES‚ HA; MONICO‚ J.F.G.; AQUINO‚ M. RINEX_HO: second-and third-order ionospheric corrections for RINEX observation files. GPS SOLUTIONS, v. 15, n. 3, p. 305-314, 2011.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARQUES, Haroldo Antonio. Influência da ionosfera no posicionamento GPS : estimativas dos resíduos no contexto de duplas diferenças e eliminação dos efeitos de 2ª e 3ª ordem. 2008. 150 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.