Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma análise epistemológica da produção científica do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação Física da Unicamp (1991-2006)

Processo: 06/57093-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2007
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Epistemologia
Pesquisador responsável:Silvio Ancisar Sanchez Gamboa
Beneficiário:Julia Paula Motta de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Educação física   Ensino superior   Pesquisa educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciencia | Educacao | Educacao Fisica | Epistemologia | Fundamentos | Pesquisa

Resumo

O presente projeto pretende realizar uma análise epistemológica da produção do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação Física da Unicamp de 1991 (data da primeira defesa) a agosto de 2006 (data do início do projeto) procurando identificar e analisar as tendências, os fundamentos, as perspectivas, as formas de tratamentos teórico-metodológicas, entre outros tópicos; estabelecendo sua relação com as condições históricas desta produção, tais como: composição e características do corpo docente, estrutura do Programa e políticas nacionais para ciência e tecnologia. Para tal, será utilizado um instrumento organizador chamado Esquema Paradigmático, através do qual é possível reconstituir a lógica interna de cada pesquisa, inter-relacionando seus diversos níveis (técnico, metodológico, teórico, epistemológico) e pressupostos (lógico-gnoseológicos e ontológicos). A investigação epistemológica, ou a pesquisa sobre a pesquisa, por ser um estudo realizado a posterior, pode ser caracterizada como uma metaciência, ou seja, uma ciência que vem após a produção cientifica e tem por objeto a própria ciência, tendo na filosofia seus fundamentos. Espera-se que esta pesquisa ofereça um balanço da produção deste Programa e contribua para um processo de autorreflexão e autocrítica, no sentido de um aumento na qualidade das pesquisas e possíveis redirecionamentos na formação do pesquisador na área da educação física. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Julia Paula Motta de. Epistemologia da Educação Física: análise da produção científica do Programa de Pós-graduação da Faculdade da Educação Física da UNICAMP (1991-2008). 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.