Busca avançada
Ano de início
Entree

Persuacao e pluralidade: fundamentos fenomenológicos da ação política em Hannah Arendt

Processo: 06/57184-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Ética
Pesquisador responsável:Yara Adario Frateschi
Beneficiário:Luiz Diogo de Vasconcelos Junior
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ética (filosofia)   Política e governo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Etica | Persuacao | Pluralidade | Politica

Resumo

O objetivo da pesquisa é investigar os conceitos filosóficos que Hannah Arendt mobiliza ao interpretar o seu mundo e fazer um diagnóstico da política do seu tempo. Num segundo momento, pretendemos investigarão aspecto prescritivo dessa filosofia a fim de determinar se há, em Arendt, um conjunto de regras e normas que indiquem a possibilidade de uma vida melhor, a vida boa dos homens no espaço comum. A nossa hipótese é a de que Arendt não se limita à crítica e tampouco a fazer um diagnóstico que aponta para a perda de sentido da política, mas que, ao fazê-lo, descreve e fundamenta filosoficamente as condições para a recuperação da política, do espaço público e da ação (ainda que ciente das dificuldades implicadas na sua realização). O tema central do projeto é a delimitação da pluralidade e da persuasão como os conceitos elementares a partir dos quais se funda a esfera política e a investigação dos elementos que possibilitam - bem como dos elementos que impedem - a manifestação destes conceitos no espaço público. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VASCONCELOS JUNIOR, Luiz Diogo de. A dignidade de viver entre iguais: pluralidade e persuasão na ação política em Hannah Arendt. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.