Busca avançada
Ano de início
Entree

Validacao da via de biossintese de selenocisteina e selenoproteinas em trypanosoma por rna de interferencia e estudo funcional dos elementos secis.

Processo: 06/58478-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Otavio Henrique Thiemann
Beneficiário:Fernanda Cristina Costa
Instituição Sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Interferência de RNA   Trypanosoma   Kinetoplastida
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Kinetoplastida | Rna De Interferencia | Selenocisteinas | Trypanosoma | Validacao De Alvo

Resumo

A descoberta de novos aminoácidos, como a selenocisteína e pirrolisina, tem despertado o interesse de diversos grupos de pesquisa. A via de síntese do 21° aminoácido (selenocisteína - Sec - U), representa a principal forma biológica de selênio. Recentemente identificamos a existência da via de síntese de selenocisteínas e os respectivos genes para SELB (Elongation Factor EFSec), SELD (Selenofosfato sintetase), PSTK (Fosfoseril tRNA kinase), SLA/LP (Soluble Liver Antigen/Liver Pancreas antigen) e SECp43 e os tRNA[Ser]Sec (SelC) em todos os Kinetoplastida. Experimentos recentes indicam que as células de Trypanosoma brucei são sensíveis ao Auranofin, um potente inibidor de selenoproteínas também usado como antieumatico. Esta evidência indica a dependência deste parasito por selenoproteínas e pela via de síntese de selenocisteína, tornando-a um potencial alvo molecular. Esta evidência será investigada em detalhe por interferência do RNA (RNAi). Neste projeto estaremos realizando sistematicamente o silenciamento da transcrição dos genes envolvidos na via de síntese de selenocisteínas em T. brucei, tendo por principal objetivo a validação desta via como potencial alvo para o futuro desenho de inibidores. Os primeiros alvos escolhidos serão as enzimas PSTK e SLA/LP. Em paralelo, estudos aprofundados do efeito de cada silenciamento na fisiologia do parasito serão realizados, expandindo nosso conhecimento sobre esta via e seu impacto nos Kinetoplastida. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)