Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do tabagismo e alcoolismo e da concentração plasmática de cortisol na expressão de IL-6, quimiocinas e óxido nítrico em pacientes com carcinoma de boca: estudo in-vivo e in-vitro

Processo: 06/59835-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2007
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Cirurgia Buco-maxilo-facial
Pesquisador responsável:Eder Ricardo Biasoli
Beneficiário:Daniel Galera Bernabé
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Citocinas   Inflamação   Neoplasias bucais   Hidrocortisona
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cancer De Boca | Citocinas | Cortisol | Inflamacao | Quimicocinas

Resumo

Os objetivos do presente estudo serão avaliar as concentrações da citosina IL-6, das quimiocinas CXCL12, CCL2 e CCL22, de óxido nítrico (NO) e de cortisol no plasma de pacientes portadores de carcinoma espinocelular (CEC) de boca, de etilistas e tabagistas sem câncer e de controles saudáveis, como também investigar a produção de IL-6, dessas quimiocinas e de NO em linhagens primárias de células de CEC bucal humano e em amostras tumorais “ex-vivo”. Os voluntários da pesquisa responderão questionário contendo dados pessoais, história médica completa, utilização prévia ou atual de medicamentos e ocorrência de possíveis eventos estressores recentes. A localização do tumor e seu estadiamento clínico serão anotados. Amostras de sangue serão coletadas dos voluntários pertencentes aos três grupos, serão centrifugadas e o plasma separado. As concentrações plasmáticas da citosina IL-6, das quimiocinas CXCL12, CCL2 e CCL22 e de cortisol serão avaliados por meio do ensaio de ELISA. A concentração plasmática de NO será mensurada pelo método de Griess. Amostras de CEC bucal serão colhidas dos pacientes do GRUPO I, as células neoplásicas serão cultivadas em laboratório e o supernadante será removido, centrifugado e avaliado para a presença de IL-6, CXCL12, CCL2, CCL22 e NO 12, 24, 48 e 72 h após incubação. A expressão do RNA mensageiro para essas mesmas moléculas também será avaliada 12, 24, 48 e 72 h após incubação e também no supernadante de amostras tumorais “ex-vivo”. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BERNABE, DANIEL GALERA; TAMAE, ADRIANO CAIRES; MIYAHARA, GLAUCO ISSAMU; MARCAL SUNDEFELD, MARIA LUCIA; OLIVEIRA, SANDRA PENHA; BIASOLI, EDER RICARDO. Increased plasma and salivary cortisol levels in patients with oral cancer and their association with clinical stage. Journal of Clinical Pathology, v. 65, n. 10, p. 934-939, . (06/59835-0)
BERNABE, DANIEL G.; TAMAE, ADRIANO C.; BIASOLI, EDER R.; OLIVEIRA, SANDRA H. P.. Stress hormones increase cell proliferation and regulates interleukin-6 secretion in human oral squamous cell carcinoma cells. BRAIN BEHAVIOR AND IMMUNITY, v. 25, n. 3, p. 574-583, . (06/59835-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BERNABÉ, Daniel Galera. Evidências da associação entre hormônios do estresse e câncer de boca. 2009. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Odontologia. Araçatuba Araçatuba.