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Programa de capacitação de docentes para promover independência de crianças com baixa visão nas atividades de vida diária: pro-avd

Processo: 06/59124-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Claudia Maria Simões Martinez
Beneficiário:Tatiana Luísa Reis
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação para deficientes   Transtornos da visão   Estimulação visual   Brincadeiras   Brinquedos   Pré-escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brincadeiras | Brinquedos | Deficiencia Visual | Estimulacao Visual | Pre Escolares

Resumo

Considerando a relevância de se investir na promoção do desenvolvimento da criança pré-escolar com deficiência visual, e diante da importância de se criar estratégias para subsidiar as atividades dos professores desta população em processo de inclusão na escola regular, o presente estudo propõe-se a elaborar e implementar um programa de atividades lúdicas constituído por brincadeiras e brinquedos que favoreçam a estimulação visual de crianças pré-escolares, deficientes visuais, na perspectiva de auxiliar as atividades dos professores de escolas inclusivas em classes regulares. Pretende-se identificar, através de entrevistas semi-estruturadas, registros, observação presencial e fotos, os brinquedos e brincadeiras utilizados com crianças em idade pré-escolar, deficientes visuais, em cinco instituições especializadas no atendimento aos deficientes visuais do estado de São Paulo. Através da análise dos dados coletados e da criação de novos brinquedos e brincadeiras, baseada em estudo da literatura específica sobre estimulação visual, será elaborado o programa para professores. Pretende-se, como segunda etapa do estudo, elaborar e descrever procedimentos para utilização do programa por professores de duas escolas regulares. A avaliação da adesão e utilização do programa se realizará através de duas entrevistas semi-estruturadas com os professores, uma antes e outra após o momento em que fizeram uso do referido programa, assim como uma avaliação das crianças contempladas pelo programa. (AU)

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