Busca avançada
Ano de início
Entree

WSARCH: uma arquitetura para provisão de Web Services utilizando grids e QoS

Processo: 06/55207-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2006
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Regina Helena Carlucci Santana
Beneficiário:Júlio Cézar Estrella
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Qualidade de serviço   Web service   Internet

Resumo

Embora o uso da arquitetura SOAP e da linguagem XML tenha surgido para melhorar a integração de sistemas que são independentes de plataforma e sistemas operacionais, ainda há diversos problemas que precisam ser solucionados para permitir uma melhor integração entre os Web Services que compõem um processo de negócios. Como os Web Services são uma tecnologia que envolve muitos conceitos e aplicações de sistemas distribuídos, se faz necessário uma análise criteriosa de problemas como disponibilidade, dependência, composição e confiabilidade de Web Services, componentes importantes para avaliar a qualidade de serviço envolvida na comunicação das aplicações orientadas a serviços, esta pouco explorada pelos órgãos responsáveis pela padronização da tecnologia de Web Services. O propósito deste projeto de doutorado é avaliar a provisão de Web Services através de uma arquitetura que leve em consideração aspectos de qualidade de serviços e que possibilite melhor disponibilidade (utilizando redundância de serviços), confiabilidade (através da análise correta das interfaces dos Web Services) e também a dependência. Como parte integrante deste projeto, será feita a avaliação de desempenho dos Web Services nesta arquitetura com e sem a utilização de um ambiente de Grid. O objetivo principal, no entanto, é a construção de uma arquitetura para a provisão de web services, avaliando os aspectos relativos à QoS em Web Services, tanto em relação aos provedores de serviços quanto em relação aos usuários do serviço. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ESTRELLA, Júlio Cézar. WSARCH: Uma arquitetura para a provisão de web services com qualidade de serviço. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.