Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de diferentes tipos de sombreamento no desenvolvimento e desempenho de bovinos leiteiros a pasto

Processo: 06/59302-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2007
Vigência (Término): 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Construções Rurais e Ambiência
Pesquisador responsável:Iran José Oliveira da Silva
Beneficiário:Elisabete Maria Mellace
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Construções rurais   Produção de leite   Sombreamento   Comportamento animal

Resumo

Este trabalho terá por objetivo avaliar a influência direta e indireta do sombreamento em animais a pasto, a forma como afeta o estado fisiológico, o desenvolvimento de novilhas e a produção e qualidade do leite. Determinar a área de sombra ideal aos animais, a melhor relação custo benefício entre os diferentes materiais de cobertura utilizados e determinar as faixas limites de estresse térmico pelo calor. A pesquisa será composta de quatro fases: A primeira será em forma de levantamento quanti qualitativo (LQQ), junto a produtores de leite que utilizem o pasto como principal fonte de volumoso. A segunda será uma modelagem matemática para determinação da área de sombra projetada em função da localização geográfica do abrigo e da cobertura necessária pelos animais (área projetada). A terceira será conduzida em Piracicaba, com animais jovens em idades entre 18 e 20 meses, onde serão avaliados diferentes materiais de cobertura. A quarta será desenvolvida com animais adultos em produção com e sem sombra, onde será analisado o efeito do sombreamento na produção e qualidade do leite. Como variáveis respostas, pretende-se medir as variáveis físicas do ambiente (temperatura de bulbo seco e úmido, temperatura de globo, umidade do ar, velocidade do vento, radiação e precipitação), as variáveis fisiológicas (temperatura retal, temperatura de pelame, freqüência respiratória) e de produção (consumo de MS e digestibilidade, ganho de peso, produção e qualidade do leite). Com a avaliação desses parâmetros esperam-se proporcionar informações ao setor produtivo de forma a auxiliar na tomada de decisão. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MELLACE, Elisabete Maria. Eficiência da área de sombreamento artificial no bem-estar de novilhas leiteiras criadas a pasto. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.