Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização e comparação de sistemas de embalagem e transporte de mamão solo destinado ao mercado nacional

Processo: 06/04260-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2009
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Angelo Pedro Jacomino
Beneficiário:Elaine Costa Cerqueira Pereira
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Mamão   Pós-colheita   Qualidade dos alimentos   Embalagens de alimentos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividade Respiratoria | Carica Papaya | Dano Mecanico | Etileno | Pos Colheite | Qualidade | pós-colheita

Resumo

O mamão (Carica papaya L.) é uma das frutas mais consumidas pelo brasileiro e é também uma das frutas nas quais se registram os maiores índices de perdas pós-colheita. Há vários sistemas de embalagem e transporte de mamões, sendo que a maior parte dos frutos é transportada de forma rudimentar. Utilizam-se geralmente caminhões convencionais (“carga seca”) cuja carga é coberta com lona. O mamão possui casca fina que facilmente é danificado com o manuseio provocando lesões que se transformam em porta de entrada para microrganismos. O objetivo do trabalho é caracterizar e comparar dois sistemas de embalagem e transporte de mamão ‘Solo’ destinado ao mercado nacional. O trabalho será realizado com base no mamão que é comercializado na CEAGESP, utilizando-se a variedade ‘Sunrise Solo’. Serão eleitos dois sistemas distintos em termos de adoção de tecnologia e de cuidados. Serão realizadas visitas mensais à CEAGESP para coleta dos dados, durante 12 meses. Uma parcela dos frutos será transportada para o Laboratório de Pós-colheita do Depto. de Produção Vegetal da ESALQ-USP, em Piracicaba-SP, onde serão armazenados a 23ºC e avaliados quanto ao desempenho pós-colheita, até o completo amadurecimento. Serão realizadas as determinações de fisiologia (atividade respiratória e produção de etileno), qualidade físico-química (cor da casca, firmeza da polpa, sólidos solúveis, acidez titulável e ácido ascórbico) e qualidade sensorial. Além das avaliações mensais, será realizada uma análise descritiva e quantitativa da intensidade e forma de manuseio dos frutos, inclusive com registros fotográficos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANA ELISA DE GODOY; ANGELO PEDRO JACOMINO; ELAINE COSTA CERQUEIRA-PEREIRA; ANITA DE SOUZA DIAS GUTIERREZ; CARLOS EDUARDO MORAIS VIEIRA; LUCIMARA APARECIDA FORATO. Injúrias mecânicas e seus efeitos na qualidade de mamões golden. Revista Brasileira de Fruticultura, v. 32, n. 3, p. 682-691, . (06/04260-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Elaine Costa Cerqueira. Caracterização e comparação de sistemas de embalagem e transporte de mamão \'Solo\' destinado ao mercado nacional.. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.