Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da físico-química de filmes ultrafinos de petróleo sobre a água

Processo: 06/61537-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Mauricio da Silva Baptista
Beneficiário:Vinícius Curcino Carvalho Vieira
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/51598-7 - Terapia fotodinâmica: aspectos físicos, bioquímicos e clínicos, AP.TEM
Assunto(s):Fotoquímica   Foto-oxidação   Filmes ultrafinos   Tensoativos   Petróleo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fotoquimica | Micro-Dominios | Petroleo | Superficies | Tenso-Atvos

Resumo

Derramamentos de petróleo é um problema ambiental recorrente. O espalhamento da mancha de petróleo sofre a influencia de diversos fatores físico-químicos, que precisam ser compreendidos no nível molecular. O objetivo geral deste projeto é compreender a estrutura e a propriedade de um filme de petróleo sob a superfície da água e caracterizar o efeito de aditivos e do processo de foto oxidação. Dentro deste objetivo geral e com os resultados obtidos no primeiro ano de estudos, propomos diversos objetivos específicos: 1. Estudar a estrutura de micro domínios de um filme ultrafino de petróleo em função da pressão de superfície. 2. Relacionar este dado com as propriedades emissivas do petróleo. 3. Avaliar o efeito do ácido nonanóico nas propriedades físico-químicas da interface petróleo/água em função da região da curva de área e da quantidade de ácido nonanóico. 4. Caracterizar a estrutura de micro domínios na presença de proporções distintas de ácido nonanóico. 5. Testar a aglutinação da mancha com ácidos carboxílicos de tamanho de cadeia diferente. 6. Propor o mecanismo de aglutinação observado pelo ácido nonanóico e seus derivados, ou seja, cadeias de 6 até 10,.carbonos. 7. Pretende-se montar um sistema mais completo onde seja possível medir refletância e intermediários de reação (oxigênio singlete) 8. Caracterizar o efeito de irradiação na mancha de petróleo na presença e ausência de ácidos graxos, bem como, o efeito da salinidade, temperatura e pH da subfase aquosa nas propriedades físico-químicas da superfície. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIEIRA, Vinícius Curcino Carvalho. Micro-estruturas de filmes de petróleo na interface ar-água: efeitos da irradiação luminosa e de agentes tensoativos sobre as propriedades interfaciais. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

COMPOSIÇÃO DE AGENTE COLETOR SUPERFICIAL E RESPECTIVO PROCESSO DE OBTENÇÃO PI0905673-4 - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) ; Universidade de São Paulo (USP) . Marcos Eduardo Sedra Gugliotti ; Vinicius Curcino Carvalho Vieira ; Mauricio da Silva Baptista ; Divinomar Severino - 06 de outubro de 2009