Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressao de moleculas hla de classe i nao classicas, hla-g e hla-e,em lesoes benignas, pre-malignas e malignas de laringe associada a infeccao pelo papilomavirus humano (hpv).

Processo: 07/50470-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Christiane Pienna Soares
Beneficiário:Tarsia Giabardo Alves Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Imuno-histoquímica   Infecções por Papillomavirus   Antígenos HLA-G   Laringe   Neoplasias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cancer | Hla-G | Hpv | Imunohistoquimica | Laringe | Lesoes Pre-Malignas

Resumo

O Papilomavírus Humano (HPV) tem sido considerado um potencial fator de risco para os tumores de cabeça e pescoço e com freqüência muito variada nas lesões de laringe. As oncoproteínas virais estão relacionadas com a desregulação de proliferação celular, apoptose e senescência e, com o desenvolvimento das vacinas, muitos estudos foram conduzidos para avaliar a relação entre o HPV e a resposta imunológica. A resposta imune celular parece estar envolvida com a carcinogênese cervical associada ao HPV e as moléculas de hístocompatibilidade principal (CHP) aparentemente modulam essas respostas. Dentre as moléculas CPH, as moléculas HLA não-clássicas (HLA-G e HLA-E) parecem contribuir com a carcinogênese de vários tecidos, porém são escassos os estudos entre a relação da expressão de moléculas HLA-G e HLA- E e a carcinogênese de laringe, associadas à infecção por HPV. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo avaliar a expressão imunohistoquímica quantitativa de moléculas HLA -G e -E em biópsias de laringe com diagnóstico histológico de papiloma, displasias com atipias discreta a severa, carcinoma in situ, carcinoma invasor com metástase e sem metástase em linfonodos cervicais, de pacientes atendidas no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, USP. A detecção do DNA do HPV será realizada em material parafinado, utilizando primers consenso (GP 5+/6+), primers específicos (6,11,16,18,31 e 33) e controle de integridade do DNA com primers para Beta-globina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Tarsia Giabardo Alves. Antígenos leucocitários humanos não-clássicos HLA-G e HLA-E em lesões benignas, pré-malignas e malignas de laringe associadas à infecção pelo Papilomavirus Humano (HPV). 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Araraquara Araraquara.