Busca avançada
Ano de início
Entree

A ontogenese dos generos discursivos na alfabetizacao.

Processo: 07/50257-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2007
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2010
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Luiz Carlos Cagliari
Beneficiário:Fabiana Giovani
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Escrita   Gêneros do discurso   Alfabetização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetizacao | Escrita | Generos Discursivos | Producao De Textos

Resumo

O projeto de pesquisa intitulado "A ontogênese dos gêneros discursivos na alfabetização'' objetiva responder a uma questão que seria norteadora da pesquisa de doutorado: Qual o processo ontogênico dos gêneros discursivos na alfabetização?. O objetivo principal é conhecer o percurso ontogenético dos gêneros discursivos durante o processo de apropriação da língua escrita. Para a realização da pesquisa proposta, já parto de alguns pressupostos teóricos, dentre eles, compartilho com Schneuwly (1994) que o gênero pode ser concebido como um instrumento e que a apropriação deste pela criança pode ser vista como um processo de instrumentalização que provoca novos conhecimentos e saberes, além de abrir novas possibilidades de ações e sustentar e orientar estas ações. A coleta de dados será realizada em uma escola periférica da cidade de São Carlos. Quanto aos "procedimentos metodológicos", já manifesto a preferência pelo paradigma indiciário. No desenvolver dos trabalhos, outras considerações poderão intervir e definir melhor o rumo da investigação. O tema proposto tem uma importância fundamental no trabalho escolar, pois mostra exatamente como o aluno de alfabetização passa de seus conhecimentos com a língua oral para a prática de escrita de textos. Tal habilidade é essencial em todas as demais atividades escolares que terá pela frente. Apesar de haver trabalhos sobre a produção de textos na alfabetização, faltam pesquisas mais detalhadas sobre sua ontogênese. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GIOVANI, Fabiana. A ontogênese dos gêneros discursivos escritos na alfabetização. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara Araraquara.