Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização do efeito de andrógeno sobre transcritos intrônicos em câncer de próstata

Processo: 07/50323-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Sergio Verjovski Almeida
Beneficiário:Felipe Cesar Ferrarezi Beckedorff
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/13283-6 - Identificação de marcadores moleculares para diagnóstico e prognóstico em câncer utilizando microarrays de DNA, AP.TEM
Assunto(s):Androgênios   RNAs não codificadores   Interferência de RNA
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Androgenos | Microarray | Rnai | Rnas Nao Codificantes

Resumo

Trabalhos recentes têm revelado que uma porção significativa das mensagens transcritas dos organismos superiores, é composta por RNAs não-codificantes (ncRNA), que podem apresentar função regulatória na expressão gênica em situações normais e patológicas. Nosso grupo tem caracterizado uma nova classe de longos ncRNAs intrônicos, expressos em orientação antisenso em relação ao mRNA codificante para proteína (RNAs totalmente intrônicos não-codificantes, TIN RNAs), e cuja abundância está correlacionada com o grau de malignidade de tumores de próstata. Em um estudo preliminar para identificar TIN RNAs que sejam bons candidatos a caracterização detalhada de seu papel funcional, realizamos análises do perfil temporal de expressão de TIN RNAs em uma linhagem tumoral de próstata tratada com andrógeno, utilizando um array com 800 transcritos intrônicos, e verificamos que diversos TIN RNAs respondem a este estímulo fisiológico. Para avançar na caracterização destes TIN RNAs relacionados ao câncer de próstata, pretende-se neste trabalho aumentar o número de TIN RNAs analisados durante o tratamento com andrógeno de uma linhagem tumoral de próstata. Para isso, utilizaremos uma nova plataforma com ~15.000 transcritos intrônicos e seus genes codificantes de proteína correspondentes. Iremos também estudar a supressão da expressão de alguns desses TIN RNAs em linhagens celulares com a técnica de interferência de RNA, a fim de identificar os possíveis alvos destes TIN RNAs. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BECKEDORFF, Felipe Cesar Ferrarezi. Recrutamento do complexo repressivo polycomb 2 pelo RNA não codificador longo antissenso ANRASSF1 modula a expressão do gene RASSF1A e a proliferação celular. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.