Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemas de liberação contendo um nitro complexo de rutênio como doador de NO para a terapia fotodinâmica tópica

Processo: 06/02901-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2006
Vigência (Término): 31 de maio de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Renata Fonseca Vianna Lopez
Beneficiário:Danielle Cristine Almeida Silva de Santana
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Iontoforese   Micropartículas   Terapia fotodinâmica

Resumo

A terapia fotodinâmica (TFD) é uma modalidade relativamente nova de tratamento de neoplasias, que envolve a administração de um agente fotossensibilizante e sua subseqüente ativação pela luz, para produzir espécies reativas de oxigênio, que destroem seletivamente as células-alvo. Como a hipoxia das neoplasias de grande porte é uma grande barreira para o sucesso da TFD baseada na utilização do oxigênio singlete como espécie reativa, há uma constante procura por fotossensiblizantes que produzam espécies radicalares independentes do oxigênio. Sendo assim, o uso de compostos liberadores de NO, como os nitro-complexos de rutênio, vem sendo muito estudado. A administração de compostos doadores de NO é, no entanto, limitada devido à instabilidade de alguns desses compostos em meios biológicos e a falta de especificidade, resultando em numerosos efeitos colaterais. O desenvolvimento de sistemas de liberação adequados para os doadores de NO, bem como o local correto de administração dos mesmos, são estratégias farmacotécnicas que podem diminuir ou até evitar os problemas anteriormente citados. A administração tópica desses sistemas é uma alternativa estudada para o tratamento do câncer de pele. O objetivo deste projeto é, portanto, estudar a influência da iontoforese e do uso de micropartículas na penetração cutânea do nitro complexo de rutênio [RuII(NO2)(bpy)(terpy)]+ e do NO, em comparação com um fármaco modelo, o metotrexato (MTX) liberado a partir de formulações semelhantes às desenvolvidas para o nitro complexo de rutênio. A absorção cutânea dos fármacos em estudo a partir de micropartículas e de géis hidrofílicos submetidos a iontoforese será verificada in vitro. A atividade citotóxica das melhores formulações passivas e iontoforéticas obtidas também será analisada em cultura de células tumorais, e in vivo, em camundongos inoculados com essas mesmas células.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTANA, Danielle Cristine Almeida Silva de. Sistemas de liberação contendo um complexo nitrosilo de rutênio como doador de NO para a terapia fotodinâmica tópica. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.