Busca avançada
Ano de início
Entree

Risco climatico de ocorrencia de doencas fungicas na videira niagara rosada para a regiao do polo turistico do circuito das frutas do estado de sao paulo.

Processo: 06/59278-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Agrometeorologia
Pesquisador responsável:Mario Jose Pedro Junior
Beneficiário:Ludmila Bardin Camparotto
Instituição Sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Chuva   Mapeamento   Índices climáticos   Niágara Rosada
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Chuva | Doencas Fungicas | Indice Climatico | Mapeamento | Niagara Rosada | Uva De Mesa

Resumo

O Pólo Turístico do Circuito das Frutas de São Paulo congrega municípios produtores de uva comum de mesa, principalmente a cultivar "Niagara Rosada", sendo responsável por 64% da produção estadual. O processo produtivo sofre severa influência de doenças fúngicas foliares e seu controle chega a 30% do custo de produção. Nesse contexto o trabalho visa determinar o índice de risco climático de ocorrência das doenças na "Niagara Rosada" por meio da análise de séries históricas (50 anos) de dados pluviométricos diários usados para estimativa do número de pulverizações necessárias. Visando fornecer subsídios ao viticultor na forma de informações de fácil visualização sobre as áreas mais sujeitas à incidência das doenças fúngicas serão gerados mapas de chuva e de espacialização do índice de risco climático, por meio de Sistema Geográfico de Informação (SIG). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)