Busca avançada
Ano de início
Entree

A relação entre caso e definitude no hebraico: o construct state e a marcação diferencial de objeto

Processo: 06/05593-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2007
Vigência (Término): 30 de junho de 2008
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras
Pesquisador responsável:Ana Paula Scher
Beneficiário:Rafael Dias Minussi
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Língua hebraica

Resumo

Este estudo investigará a relação existente entre a marcação de Caso e definitude na língua hebraica. Para tanto, nos valeremos de um tipo de construção muito produtiva na língua em questão: o construct state, e também da partícula ‘et, tomada como marcador de Caso acusativo ou como uma preposição pela gramática tradicional (Cf Glinert (1989)). Tal marcador, no entanto, possui uma peculiaridade: está presente apenas em constituintes definidos. A este fato, de que alguns marcadores de objeto, em línguas como o Turco e o Hebraico, aparecem apenas em alguns contextos, denominou-se Marcação Diferencial de Objeto (Cf. Aissen (2003)).A investigação tomará como base um dos recentes desenvolvimentos da Gramática Gerativa conhecido como Morfologia Distribuída (Halle & Marantz, 1993, Marantz, 1997). Dessa forma, a descrição e a análise do construct state e da Marcação Diferencial de Objeto ‘et pretendem: (i) contribuir para o desenvolvimento da teoria da Morfologia Distribuída, por meio de novas evidências e questionamentos que o presente estudo provoca; e (ii) contribuir para o avanço dos estudos sobre o hebraico em língua portuguesa.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MINUSSI, Rafael Dias. A relação entre caso e definitude no hebraico: o construct state e a marcação diferencial de objeto. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.