Busca avançada
Ano de início
Entree

Validacao de metodologia analitica de multiresiduos para quantificacao de agrotoxicos em tomate (lycopersicon esculentum mill) e monitoramento.

Processo: 06/05505-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Valdemar Luiz Tornisielo
Beneficiário:Graziela Cristina Rossi Moura Andrade
Instituição Sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cromatografia   Resíduos   Agrotóxicos   Tomate
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agrotoxico | Cromatografia | Residuo | Tomate | Análise e Contaminação de Alimentos por Agrotóxico

Resumo

A preocupação com os danos provocados à saúde do trabalhador rural e ao meio ambiente devido ao uso indiscriminado de agrotóxicos tem aumentado nos últimos anos. O uso generalizado e intensivo destas substâncias tem gerado diversos problemas relacionados à saúde pública e ao desequilíbrio ambiental, incluindo: intoxicações de agricultores, contaminação de alimentos, de água e de solos. O tomate é hoje, provavelmente a hortaliça mais conhecida e de maior consumo no mundo. Sua cultura é uma das mais difíceis de conduzir para um resultado satisfatório e exige disciplina na aplicação dos agrotóxicos. Apesar da preocupação com o monitoramento dos resíduos de agrotóxicos nos alimentos, poucas metodologias analíticas podem alcançar resultados de alta qualidade simultaneamente para uma gama extensiva de agrotóxicos. Para tanto o objetivo principal deste estudo é o desenvolvimento e validação de metodologia de análise de multiresíduos QuEChERS para quantificação de resíduos de agrotóxicos em tomate. Este método provê resultados de forma rápida, fácil, com custo acessível e com alta qualidade. Serão analisados sete agrotóxicos utilizados principalmente no controle de insetos, sendo: deltametrina, fenpropatrina, acefato, buprofezina, difenoconazole, carbofurano e endossulfam (soma de α-endossulfam, β-endossulfam e sulfato de endossulfam). Este último não tem uso permitido na cultura, mas ainda é usado indevidamente. A metodologia permite a análise simultânea por CG–EM e CLAE–EM e os procedimentos de preparação da amostra produzem resultados satisfatórios para ambas as ferramentas analíticas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANDRADE, Graziela Cristina Rossi Moura. Análises multiresíduos de agrotóxicos em tomate (Lycopersicon esculentum Mill) utilizando CG-EM e monitoramento. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/STB) Piracicaba.