Busca avançada
Ano de início
Entree

A fusão de gêneros literários na coluna Diálogos (1895-1899) de Figueiredo Coimbra (1866-1899)

Processo: 07/00196-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Orna Messer Levin
Beneficiário:Marcela Ferreira
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Crônica literária   Crônica jornalística   Jornalismo   Revistas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cronica | Figueiredo Coimbra | Jornalismo | Revsitas De Ano | crônica

Resumo

No século XIX, a crônica surge no Brasil, apresentando um caráter híbrido entre a literatura e o jornalismo. Muitos autores, nesse momento, utilizavam os periódicos para lançar suas produções, com várias colaborações; assim o gênero crônica foi crescendo nessa época. Os "Diálogos" eram uma coluna de crônicas que foi publicada de 1895 a 1899 no vespertino A notícia. A coluna possuía um eminente caráter estético e artístico, realizando uma representação literária do cotidiano dos cariocas do final do século XIX. Nos "Diálogos" desfilavam os tipos que poderiam ser encontrados naquela época, tais como profissionais liberais, pais de famílias, deputados, ministros, eleitores e muitos outros. Além desses, ainda havia personagens alegóricas que figuravam nos "Diálogos", tais como o Vinho, o Café, a Constituição, o Executivo, a Febre Amarela, a Estrada de Ferro Central do Brasil etc. As personagens proferiam suas opiniões sobre os últimos acontecimentos, davam conselhos e criticavam atitudes dos familiares, dos amigos e do governo; eram reunidas em uma cena dramática que se assemelhava a uma cena teatral solta em que, com muita ironia e graça, dramatizava-se a vida carioca. Em seu aspecto estético, os "Diálogos" combinavam características da crônica e das revistas de ano, estabelecendo uma ligação entre essas duas formas literárias. Das revistas de ano, estavam representadas neles os personagens-tipo e a comicidade; da crônica, a representação do cotidiano, com observação dos fatos correntes do dia-a-dia. Mediante essa união, a coluna torna-se esteticamente híbrida. Assim, esta pesquisa tem como meta estudar o caráter híbrido adotado nas crônicas brasileiras, em especial na coluna "Diálogos". (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Marcela. As cronicas dialogadas de Figueiredo Coimbra (1866-1899): entre o jornalismo e o teatro. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.