Busca avançada
Ano de início
Entree

Alteracoes epigeneticas do gene p16 em ratos tratados com altas doses de l metionina.

Processo: 07/01461-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Pesquisador responsável:Lusânia Maria Greggi Antunes
Beneficiário:Rafaela de Barros e Lima Bueno
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Nutrigenômica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:alterações epigenéticas | Dxr | gene p16 | L-metionina | Nutrigenômica

Resumo

Várias evidências sugerem que a dieta é um dos mais importantes determinantes na modificação do risco de desenvolvimento de câncer e que a interação nutriente-genoma tem uma influência significativa para a manutenção da saúde. Existe um grande número de compostos bioativos na dieta que tem sido identificado como protetores em diferentes estágios do processo de carcinogênese. Atualmemte, com desenvolvimento de novas metodologias de investigação, tais como nutrigenômica, é possível estabelecer uma relação mais complexa entre dieta e a investigação das alterações na metilação do DNA, que podem ter um papel importante na etiologia de várias doenças, tais como diabetes, desordens neurológicas, doença cardíaca e o câncer. A presença da hipermetilação na região promotora do gene 16 foi observado em vários tipos de tumores humanos. O padrão de metilação do DNA pode ser influenciado pelos quimioterápicos e pela dieta. Um dos processos bioquímicos fundamentais para a manutenção das reações de metilação é o ciclo da metionina. Na sua forma, como S-adenosil metionina, os grupos metil atuam como substratos na transmetilação de proteínas, ácidos nucléicos e fosfolipídeos. O ensaio em roedores é amplamente usado para estudos da influência da composição da dieta sobre o padrão de metilação do DNA. O objetivo deste trabalho é avaliar o efeito da suplememtação da metionina sobre as alterações no padrão de metilação da região promotora do gene 16 no fígado e rim de ratos e as possíveis modificações induzidas pela interação com o antitumoral doxorrubicina. A caracterização do padrão de metilação de genes supressores tumorais e sua modulação pela dieta poderiam ser empregadas como um marcador molecular útil no diagnóstico e prognóstico dos cânceres hepáticos e renal.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BUENO, Rafaela de Barros e Lima. Alterações epigenéticas do gene p16 em ratos tratados com altas doses de I-metionina. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.