Busca avançada
Ano de início
Entree

Política, administração e negócios: a capitania de São Paulo e sua inserção nas relações mercantis do Império Português, 1788/1808

Processo: 07/52190-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Cecilia Helena Lorenzini de Salles Oliveira
Beneficiário:Renato de Mattos
Instituição Sede: Museu Paulista (MP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/00422-0 - A fundação do estado e da nação brasileiros (c.1780 - c.1850), AP.TEM
Assunto(s):Império Português   Mercantilismo   Comércio   Pobreza   Decadência   Rio de Janeiro   São Paulo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comercio Colonial | Grupos Mercantis | Imperio Portugues | Rio De Janeiro | Sao Paulo

Resumo

Este projeto constituí desdobramento da pesquisa de iniciação científica intitulada Entre monopólio e liberdade de comércio: A lei do porto único em São Paulo e suas implicações 1788-1808 (Processo Fapesp 03/14099-7), e se insere no projeto temático coordenado pelo Prof. István Jancsó, A fundação do Estado e Nação brasileiros, 1780-1850, Subprojeto "Estado e soberania" (Processo Fapesp 2003/00422-0). Pretendemos problematizar a "decadência" e pobreza" da capitania de São Paulo na segunda metade do século XVIII, mapeando a atuação dos grupos mercantis da região, na tentativa de compreender não só o quadro econômico e social da capitania, mas também as articulações e conflitos engendrados entre esses setores e autoridades metropolitanas, tomando-se como referências as reformas pombalinas e suas implicações nas relações coloniais, particularmente após 1780, quando estas se tornaram mais evidenciadas. O objetivo primordial é o de discutir, por intermédio da bibliografia e fontes selecionadas, a inserção da capitania de São Paulo nas linhas de comércio e crédito do Império português, entre 1788 (início do governo de Bernardo José de Lorena) e 1808 (chegada da Corte portuguesa à colônia), privilegiando-se os grupos mercantis paulistas e suas articulações com a metrópole e com as demais capitanias da América Portuguesa, em especial com a Praça do Rio de Janeiro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MATTOS, Renato de. Política, administração e negócios: a capitania de São Paulo e sua inserção nas relações mercantis do Império Português (1788-1808). 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.