Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao histologica e bioquimica dos musculos longissimus dorsi e semitendinosus de bubalinos mediterraneos nao castrados abatidos em diferentes pesos.

Processo: 07/53487-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Andre Mendes Jorge
Beneficiário:Caroline de Lima Francisco
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Qualidade da carne   Confinamento   Búfalos   Textura   Fibras musculares
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bubalinos | Confinamento | Fibras Musculares | Marmorizacao | Qualidade Da Carne | Textura

Resumo

Sabendo-se da grande importância da caracterização das fibras musculares para a indústria da carne, no que diz respeito ao envolvimento das mesmas no crescimento muscular e na qualidade final do produto (carne), e do potencial produtivo dos bubalinos, objetiva-se com o presente projeto de pesquisa caracterizar histológica e bioquimicamente os músculos Longissimus dorsi e Semitendinosus de 28 bubalinos da raça Mediterrâneo, não-castrados abatidos em diferentes pesos. O ensaio será realizado no confinamento experimental do Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, UNESP/Botucatu. Os animais serão divididos em quatro tratamentos de sete animais cada e serão abatidos ao alcançarem os pesos preconizados de 450, 480, 510, 540 kg de peso vivo. Após 1o abate, serão coletadas amostras dos músculos Longissimus dorsi e Semitendinosus as quais serão utilizadas nas análises histológicas e bioquímicas, para a verificação da atividade contrátil, diferenciação, freqüência e diâmetro das fibras musculares, bem como a qualidade através da cor, textura e do escore de marmorização. Os resultados obtidos serão inter-relacionados com o peso de abate dos animais e com a qualidade da carne. O delineamento experimental utilizado será o de inteiramente casualizado com quatro tratamentos e sete repetições. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCISCO, C. L.; JORGE, A. M.; DAL-PAI-SILVA, M.; CARANI, F. R.; CABECO, L. C.; SILVA, S. R.. Muscle fiber type characterization and myosin heavy chain (MyHC) isoform expression in Mediterranean buffaloes. MEAT SCIENCE, v. 88, n. 3, p. 535-541, . (07/53487-3, 07/59965-4)
TAQUIRE‚ NA; SHAHZAD‚ MA; NISA‚ M.; SARWAR‚ M.; FAYYAZ‚ M.. Influence of bypass protein on Buffalo productivity. Cellulose, v. 22, n. 18.02, p. 12-60, . (07/53487-3, 07/59965-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FRANCISCO, Caroline de Lima. Caracterização histológica e bioquímica dos músculos longissimus dorsi e semitendinosus de bubalinos mediterrâneo abatidos em diferentes pesos. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.