Busca avançada
Ano de início
Entree

Isolamento e seleção de microrganismos para remediação de efluente oleoso da indústria metal-mecânica

Processo: 06/51970-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Teresa Cristina Brazil de Paiva
Beneficiário:Daniel Delgado Queissada
Instituição Sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Assunto(s):Tratamento de efluentes industriais   Biorremediação   Processos oxidativos avançados   Toxicidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biorremediacao | Efluentes Oleosos | Fluido De Corte | Isolamento E Selecao | Processos Oxidativos Avancados | Toxicidade

Resumo

As interferências nos sistemas aquáticos podem ser de diferentes origens, porém o controle mais difícil resulta do lançamento de efluentes industriais e sanitários, por causa da quantidade e diversidade das fontes de emissão. A indústria metal-mecânica é responsável, através dos processos de usinagem, pela síntese de um dos efluentes mais complexos e difíceis de tratamento e reuso. No processo de fabricação de peças por estas indústrias são utilizadas grandes quantidades de óleo de base mineral, esse óleos recebem aditivos, dando origem aos óleos de corte (fluidos de corte), com formulação e usos diferenciados. Os tratamentos mais usados para este tipo de efluente são procedimentos físicos e químicos, ou a junção de ambos, porém os resultados são por vezes ineficazes. A estratégia da biorremediação de efluentes industriais não é novidade, o que ainda é pouco estudado é a utilização desta recnologia em efluentes da indústria metal-mecânica. Diante do exposto, os objetivos deste projeto são: caracterizar química, física e biologicamente um efluente oleoso de uma indústria metal-mecânica, isolar microrganismos nativos deste efluente, efetuar testes de toxicidade com os microrganismos isolados, selecionar os microrganismos capazes de remover os poluentes, caracterizar e identificar os microrganismos selecionados, tratar o efluente em um reator do tipo "air-lift" e realizar um estudo integrado de tratamentos químicos (Processos Oxidativos Avançados) e Biológicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
QUEISSADA, Daniel Delgado. Isolamento e seleção de microrganismos para remediação de efluente oleoso da indústria metal-mecânica. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de Lorena (EEL/ASDI) Lorena.