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A leitura da colonização portuguesa na América no processo de Independência do Brasil (1821-1822)

Processo: 07/52096-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:João Paulo Garrido Pimenta
Beneficiário:Cristiane Alves Camacho dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Historiografia   Século XIX   Identidade nacional   Colonização   Período Colonial (1500-1822)   Independência do Brasil   Nação   Estado (unidade da federação)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Historia Do Brasil | Historiografia | Identidade | Independencia | Questao Nacional | Seculo Xix

Resumo

Este projeto propõe a investigação sobre a leitura histórica da colonização portuguesa da América no processo de independência do Brasil. A análise basear-se-á em documentação periódica publicada no Rio de Janeiro entre 1821 e 1822 e suas referências à colonização portuguesa da América, um passado diversificado que é unificado pelo discurso através do adjetivo de "colonial" ou expressões semelhantes. A investigação parte da perspectiva analítica de R. Koselleck acerca do tempo histórico que se concebe na diferença entre experiência e expectativa, e está vinculada ao Projeto Temático "A fundação do Estado e da nação brasileiros (c. 1780-1850)” coordenado pelo Prof. Dr. István Jancsó e financiado pela Fapesp. Tendo em mente as premissas básicas do Projeto Temático, a saber, a necessidade de se tomar categorias como "Estado" e "nação" como duas dimensões articuladas no contexto de crise e superação do Antigo Regime português na América, bem como sua periodização geral (1780-1850), este projeto pretende avançar em uma questão ainda praticamente ignorada pela historiografia: a relevância da leitura histórica da colonização portuguesa da América e sua utilização como ferramenta política durante o processo de independência, especialmente entre 1821 e 1822. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Cristiane Alves Camacho dos. Escrevendo a história do futuro: a leitura do passado no processo de independência do Brasil. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.