Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificacao de genes de citrus sinensis com expressao dependente da proteina ptha de xanthomonas citri e isolamento de elementos cis regulatorios ligantes de ptha.

Processo: 06/61811-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2007
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Celso Eduardo Benedetti
Beneficiário:André Luiz Araújo Pereira
Instituição Sede: Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Xanthomonas citri   Cancro (doença de planta)   Técnica de seleção de aptâmeros
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avr | Citrus Canker | Ptha | Selex | Xanthomonas Citri

Resumo

O cancro cítrico, doença causada pela bactéria Xanthomonas axonopodis pv. ; citri (Xac) é motivo de preocupação entre os produtores de citros uma vez que diminui enormemente o rendimento da plantação, ocasionando um forte impacto econômico. Em condições de campo praticamente todas as variedades de citros são susceptíveis à cancrose. A doença não tem cura, são de fácil disseminação e de difícil controle, fatos que exigem medidas preventivas eficazes. Embora estudos sobre a interação planta-patógeno ainda sejam escassos, a base molecular desse fenômeno vem sendo gradativamente reportada. Contudo, a interação planta-patógeno ainda carece de informações que possam resultar em medidas concretas e eficazes de combate e prevenção do cancro cítrico. Neste sentido, este trabalho visa o estudo da interação da bactéria Xac e citros a nível molecular buscando em especial o entendimento do mecanismo de ação da proteína PthA como fator de transcrição e a identificação dos genes alvos na planta. Através da técnica chamada Systematic Evolution of Ligands by Exponencial enrichment (SELEX) serão selecionadas potenciais seqüências de DNA alvo ligadas pela proteína PthA, as quais serão submetidas a gel-shift para confirmação da interação. A análise de vários fragmentos de DNA ligadores de PthA poderá revelar uma seqüência consenso que seria utilizada na identificação de promotores de citros alvos de PthA. O projeto prevê ainda a análise por microarray de protoplastos de citros transformados com o gene pthA ou proteína PthA recombinante a fim de revelar genes de laranja cuja expressão é dependente de PthA. Uma vez identificados tais genes, seus promotores serão testados através de gel-shift para verificar interação física com PthA. A identificação de promotores alvos da PthA permitirá não somente o melhor entendimento da função dessa família de proteínas Avr, mas também possibilitará o desenvolvimento de estratégias moleculares para inibição dessa proteína como possível alternativa para o combate ao cancro cítrico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, André Luiz Araújo. Identificação de genes de Citrus sinensis com expressão dependente da proteína PthA de Xanthomonas citri e isolamento de elementos cis regulatórios ligantes de PthA. 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.