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O Vir-a-Ser da Educacao Ambiental nas Escolas Municipais de Penapolis -SP.

Processo: 07/52716-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Marilia Freitas de Campos Tozoni Reis
Beneficiário:Juliana Pereira Neves
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Educação ambiental   Formação de professores   Ensino fundamental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao Ambiental | Ensino Fundamental | Formacao De Professores | Pesquisa-Acao-Participativa

Resumo

A Educação Ambiental (EA) é um referencial para a educação em sociedades que se desejam sustentáveis, equilibradas, justas. A política educacional brasileira tem se preocupado, de certa forma, em fazer da escola um ambiente onde a EA se manifeste, orientando para que a temática ambiental seja abordada de maneira transversal e interdisciplinar em todas as escolas do país. No entanto, a prática de educação ambiental na escola nem sempre está relacionada aos princípios que, segundo uma determinada concepção, a norteiam: práxis educativa cultural, formativa, fundamentalmente política, emancipatória, crítica e transformadora. Identificar, analisar e propor diretrizes para a realização da educação ambiental na escola de forma mais consistente e coerente, é o interesse desse estudo. Para isso, essa proposta de investigação e ação educativa ambiental com os professores da Rede Municipal de Ensino da cidade de Penápolis, no noroeste paulista, tem com principal objetivo investigar, em parceria, a EA que se realiza nestas escolas e, a partir das análises empreendidas, propor diretrizes para sua consolidação e aperfeiçoamento. A metodologia adotada para o estudo, portanto, é a pesquisa - ação-participativa, e se desenrolará em três grandes etapas: 1- Formação do Grupo e Diagnóstico (criação do grupo e investigação coletiva sobre a EA e a prática docente nas escolas); 2- Intervenção (planificar, atuar, observar e refletir sobre diretrizes para a consolidação da EA nas escolas do estudo) e 3- Avaliação (análise coletiva do processo). (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NEVES, Juliana Pereira. O vir-a-ser da educação ambiental nas escolas municipais de Penápolis-SP. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.