Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolucao clinica e funcional dos pacientes com acidente vascular cerebral hemorragico: um estudo prospectivo brasileiro.

Processo: 07/53358-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:João Pereira Leite
Beneficiário:Larissa Audi Teixeira da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Acidentes   Vascular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acidente | Cerebral | Cortical | Hemorragico | Reorganizacao | Vascular

Resumo

Acidente vascular cerebral (AVC) é a principal causa de morte e um grande problema de saúde pública no Brasil. A hemorragia intracraniana primária ou AVC hemorrágico (AVCH) é responsável por 10 a 25% dos casos de AVC e está associada a uma alta mortalidade. Existem poucos estudos nacionais sobre epidemiologia, apresentação e evolução clínica de pacientes com AVCH. A maioria dos dados sobre esta patologia é extrapolada de estudos realizados em países desenvolvidos, a despeito das disparidades étnicas e sócio-econômicas. Traçamos um perfil clínico e epidemiológico dos pacientes com AVCH e aspectos preditivos de sua evolução. Avaliaremos prospectivamente todos os pacientes adultos com AVC hemorrágico, admitidos no HCFMRP-USP entre janeiro de 2006 e dezembro de 2007. A evolução dos pacientes será acompanhada através da utilização de escalas clínicas de comprometimento neurológico na fase aguda e subaguda (Escala de coma de Glasgow, NIHSS, ICH Score) e escalas de incapacidade na fase subaguda e crônica (Barthel e Rankin), aplicadas na admissão e com 3 e 6 meses e 1 ano de seguimento ambulatorial. Será realizada avaliação da reorganização cortical nos pacientes com AVCH através de RM funcional pela técnica Blood Oxygen Level Dependent (BOLD) com 6 meses de evolução. Os dados obtidos pela aplicação das escalas clínicas, dados de neuroimagem estrutural e funcional serão interpretados em conjunto por neurologista, neuroradiologista e fisioterapeuta. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)