Busca avançada
Ano de início
Entree

Desempenho e parametros ruminais de vacas em lactacao alimentadas com silagem de cana-de-acucar, utilizando diferentes fontes de proteina e energia no concentrado.

Processo: 07/53541-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Flávio Augusto Portela Santos
Beneficiário:Jose Tiago das Neves Neto
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Produção de leite   Polpa cítrica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bovino De Leite | Composicao De Leite | Optigen | Polpa Citrica | Producao De Leite | Silagem De Cana-De-Acucar

Resumo

Objetiva-se avaliar o efeito da substituição da uréia por uréia de liberação lenta (Optigen®) e a substituição do milho pela polpa cítrica, sobre a produção, composição do leite e parâmetros ruminais de vacas em lactação, em regime de confinamento recebendo suplementação com silagem de cana-de-açúcar como único volumoso. Serão comparadas quatro rações isoprotéicas para vacas em lactação. As rações experimentais serão compostas por 65% de volumoso e 35% de concentrado, diferindo quanto à de fonte de nitrogênio utilizado e a fonte energética do concentrado: a) uréia-milho (UM), b) Optigen® - milho (OM), c) uréia-polpa (UP), d) Optigen® - polpa (OP). O delineamento experimental será em Quadrado Latino 4x4, composto por 4 tratamentos e 4 períodos. Serão utilizadas 40 vacas em lactação Holandesas e cruzadas Holandês/Jersey com produção média esperada de 18 kg de leite/dia, divididas em 4 grupos de 10 vacas. Cada grupo representará uma unidade experimental. Os parâmetros avaliados serão: consumo de matéria seca, produção de leite, composição do leite (proteína, lactose, gordura, uréia e sólidos totais), nitrogênio uréico no plasma, parâmetros ruminais (produção de ácidos graxos voláteis, pH ruminal e amônia ruminal), escore corporal e peso dos animais e serão realizadas as análises bromatológicas dos ingredientes da ração.O estudo será conduzido no sistema de produção de leite do Centro de Treinamento de Recursos Humanos do Departamento de Zootecnia da ESALQ/USP, em Piracicaba-SP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NEVES NETO, Jose Tiago das. Desempenho e parâmetros ruminais de vacas leiteiras alimentadas com silagem de cana-de-açúcar e fontes de nitrogênio não protéico e energia no concentrado. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.