Busca avançada
Ano de início
Entree

Alimentacao de ovinos com subprodutos de oleaginosos resultantes da extracao do oleo para confeccao do biodiesel.

Processo: 07/54212-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Jane Maria Bertocco Ezequiel
Beneficiário:Viviane Correa Santos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Biodiesel   Eficiência   Energia   Proteínas   Ovinos   Digestão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biodiesel | Desempenho | Digestao | Energia | Ovinos | Proteina

Resumo

Pretende-se avaliar a introdução de fontes alternativas resultantes do processamento de oleaginosas destinadas à produção de biodiesel na alimentação de ovinos, bem como os efeitos sobre a digestibilidade dos nutrientes, a degradabilidade ruminal, o desempenho, as características da carcaça e as qualitativas da carne. As dietas serão isoprotéicas, com 16% de PB na MS e isoenergéticas com 2,50 Meai de EM/kg de MS, fornecidas na proporção volumoso: concentrado de 30:70, denominadas de Tratamentos FS - controle com farelo de soja, Tratamento TS - torta de soja como parte de concentrado, Tratamento TG - torta de girassol como parte do concentrado e Tratamento TA - torta de amendoim como parte do concentrado. Para a avaliação dessas dietas será conduzido um ensaio de digestibilidade utilizando oito borregos machos da raça Santa Inês, adotando-se o método de coleta total de fezes. Serão determinados os coeficientes de digestibilidade da matéria seca, matéria orgânica, proteína bruta, energia bruta, extrato etéreo, fibra em detergente neutro e fibra em detergente ácido. Para o estudo de degradabilidade serão utilizados oito ovinos machos da raça Santa Inês canulados no rúmen. As mesmas dietas serão utilizadas no estudo do desempenho utilizando-se 24 borregos. machos, desmamados, com idade média de 70 dias e peso corporal médio de 17 kg. Serão avaliados o ganho de peso, consumo, conversão alimentar e características da carcaça. Ao atingirem 32 kg os animais serão abatidos e suas carcaças avaliadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Viviane Correa. Subprodutos de oleaginosas como fontes alternativas na alimentação de cordeiros em terminação. 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.