Busca avançada
Ano de início
Entree

Prospeccao de genes com interesse biotecnologico.

Processo: 07/54748-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de março de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Eliana Gertrudes de Macedo Lemos
Beneficiário:Viviane Schuch
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Xilose   Xilose isomerase   Xilose redutase   Etanol
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Etanol | Xilitol Desidrogenase | Xilose | Xilose Isomerase | Xilose Redutase

Resumo

A biomassa é composta basicamente de celulose, hemiceluloses e lignina. A hemicelulose é formada por vários heteropolissacarídeos que têm como monossacarídeos componentes xilose, arabinose, galactose, manose, glicose e ácido 4-O-metil-glicurônico. Xilose é o segundo carboidrato mais abundante na natureza, e a fermentação comercial deste composto para a produção de etanol pode representar uma alternativa de aumento da produtividade para o futuro. A levedura selvagem Saccharomyces cerevisiae fermenta prontamente glicose, mas não é capaz de metabolizar xilose. Apenas uma pequena parcela de bactérias, leveduras e fungos filamentosos são naturalmente capazes de fermentar xilose. Novos microrganismos são uma importante fonte de biomoléculas de interesse biotecnológico. Entretanto, inúmeras análises moleculares, como estudos de genes 16S rRNA amplificados a partir de DNA metagenômico, confirmam que menos de 1% dos microrganismos presentes nos ambientes podem ser cultivados pelos métodos convencionais. A proposta deste projeto de doutorado é utilizar a abordagem metagenômica para prospectar novos genes envolvidos na conversão de xilose em xilulose. Estes genes serão futuramente utilizados em experimentos de engenharia metabólica e engenharia evolutiva, visando obtenção de linhagens mutantes capazes de fermentar xilose, para uma conversão mais eficiente da biomassa em etanol, (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SCHUCH, Viviane. Prospecção de genes com interesse biotecnológico. 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.