Busca avançada
Ano de início
Entree

Biodisponibilidade, distribuição na pele e atividade de compostos antioxidantes do extrato hidroalcoólico de Ilex paraguariensis hidrolisado e não hidrolisado

Processo: 06/57163-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Silvia Berlanga de Moraes Barros
Beneficiário:Diogo Pineda Rivelli
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ilex paraguariensis   Antioxidantes   Biodisponibilidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antioxidante | Biodisponibilidade | Fenolicos | Liex Paraguariensis

Resumo

Ilex paraguariensis (chá mate) é amplamente usado na América latina sob a forma de infusão aquosa. Dentre as propriedades atribuídas a esta planta encontra-se a atividade antioxidante que sugere um papel importante desta droga na prevenção e tratamento de doenças associadas ao estresse oxidativo como a aterosclerose, fotocarcinogênese e foto envelhecimento, entre outras. O uso mais comum do chá mate como alimento é na forma de infusão aquosa. Poucos estudos relataram o emprego de extrato alcoólico ou hidroalcoólico padronizado de mate como complemento alimentar, ou na prevenção de lesões cutâneas promovidas pela radiação solar. Sabe-se ainda que uma maneira de aumentar a biodisponibilidade de antioxidantes em extratos vegetais é promover a sua hidrólise visando à liberação dos compostos ativos, conforme demonstrado para outras plantas. O objetivo deste trabalho é estudar a atividade antioxidante do extrato hidroalcoólico de Ilex paraguariensis antes e após a hidrólise, proceder à análise fitoquímica destes extratos, estudar a biodisponibilidade relativa dos compostos antioxidantes bem como sua distribuição na pele, em animais de experimentação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIVELLI, DIOGO P.; FILHO, CARLOS A. H.; ALMEIDA, REBECA L.; ROPKE, CRISTINA D.; SAWADA, TANIA C. H.; BARROS, SILVIA B. M.. Chlorogenic Acid UVA-UVB Photostability. Photochemistry and Photobiology, v. 86, n. 5, p. 1005-1007, . (06/57163-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIVELLI, Diogo Pineda. Biodisponibilidade, distribuição tecidual e atividade antioxidante do extrato hidroetanólico de Ilex paraguariensis hidrolisado e não hidrolisado. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.