Busca avançada
Ano de início
Entree

Reatando as pontas da rama: a insercao dos alunos de etinia indigena Pankararu em uma escola publica na cidade de Sao Paulo.

Processo: 06/58526-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Monica Guimaraes Teixeira do Amaral
Beneficiário:Edson Yukio Nakashima
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia social   Literatura   Psicanálise   Etnologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao | Etnologia | Literatura | Psicanalise | Psicologia Social

Resumo

Este projeto tem como objetivo realizar uma pesquisa teórica e de campo a respeito do declínio da narratividade e de sua repercussão nas bases narcísicas do jovem contemporâneo em um contexto específico: entre os jovens da comunidade indígena Pankararu, situada nos bairros do Real Parque e do Jardim Panorama, na região Sul da cidade de São Paulo. Como método de reconstrução da narratividade desta comunidade, recorrerei, de um lado, a uma experiência de intercâmbio entre culturas tradicionais - a do próprio pesquisador (cultura oriental-japonesa) e a dos Pankararu -, e do outro, à literatura como instrumento de reconstrução de narratividade (haicais e a obra de Mário de Andrade). Como parte deste projeto, participarei, ainda, da Pesquisa "Culturas juvenis X cultura escolar: como repensar as noções de tradição e autoridade no âmbito da educação?", sob coordenação da Profª. Mônica do Amaral, visando atender à comunidade dos bairros já citados em um trabalho conjunto com o corpo docente da EMEF José de Alcântara Machado. Um dos objetivos desse projeto é estudar as manifestações culturais juvenis como forma de identificar o que tem sido marginalizado da cultura escolar para se repensar diversos pontos nevrálgicos da escola hoje, tais como: a autoridade do professor, a relação entre as gerações, as atuações-limite dos adolescentes, etc. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NAKASHIMA, Edson Yukio. Reatando as pontas da rama: a inserção dos alunos da etnia indígena Pankararu em uma escola pública na cidade de São Paulo. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.