Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao comportamental, eletroacustica e eletrofisiologica da audicao em pacientes com lesao isquemica do hemisferio direito.

Processo: 07/50761-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Carla Gentile Matas
Beneficiário:Fernanda Cristina Leite Magliaro
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Audição   Potenciais evocados auditivos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Audicao | Avaliacao Eletroacustica | Heminegligencia | Potenciais Evocados Auditivos

Resumo

Lesões da área temporoparietal, em especial de sua parte parietal, podem causar síndrome de heminegligência ou síndrome de inatenção, cuja manifestação mais evidente ocorre nas lesões do hemisfério cerebral não dominante (o direito para a maioria dos destros). Pacientes com heminegligência demonstram redução da atenção aos aspectos espaciais, de todas as informações sensoriais, do lado esquerdo do seu corpo, assim como, do espaço extra-corporal. Duas formas de heminegligência podem ser encontradas, a a negligência motora, na qual a força do paciente pode estar presente, entretanto, ele não move o membro afetado exceto quando direciona fortemente sua atenção para isso, e a negligência sensorial, na qual o paciente ignora os estímulos visuais, somatosenssoriais, ou auditivos do lado afetado. Levando-se em consideração as alterações perceptuais encontradas em pacientes com heminegligência, torna-se importante a investigação da função auditiva, com o intuito de verificar a presença de possíveis alterações na percepção auditiva destes pacientes. Portanto, o objetivo deste trabalho é caracterizar os achados das avaliações comportamentais, eletroacústicas e eletrofisiológicas da audição em indivíduos destros com lesão isquêmica do lobo parietal direito, assim como comparar os resultados das avaliações da audição destes indivíduos com os resultados das avaliações da audição de indivíduos normais, da mesma faixa etária. Desta forma, poderemos verificar eventuais correlações entre alterações neurológicas e auditivas em indivíduos com este distúrbio. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MAGLIARO, Fernanda Cristina Leite. Avaliação comportamental, eletroacústica e eletrofisiológica da audição em pacientes com lesão isquêmica do hemisfério direito. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.