Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação das relações evolutivas no gênero Pimelodella (Siluriformes, Heptapteridae) utilizando marcadores moleculares

Processo: 06/60542-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 31 de outubro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Lurdes Foresti de Almeida-Toledo
Beneficiário:Marilena da Silva Peixoto
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Filogenia   Repetições de microssatélites   DNA mitocondrial

Resumo

Populações ou espécies que se separaram recentemente constituem um grande desafio para os geneticistas que desejam entendera papel que o fluxo gênico desempenha na divergência das populações. Nos últimos anos, tem sido observado um considerável aumento na aplicação de marcadores moleculares de DNA na análise de problemas relativos à Genética de Populações e a Sistemática. Entre os peixes, Pimelodella é um dos gêneros de Siluriformes pertencentes à família Heptapteridae que apresentam ampla distribuição na região Neotropical, sendo que sua sistemática permanece ainda bastante confusa. Algumas características citogenéticas deste gênero já foram descritas, entre elas uma grande variabilidade cromossômica, incluindo fórmula caríotipica e número diplóide, presença de sistema de cromossomos sexuais simples e de cromossomos B, sinalizando para a possível ocorrência de espécies crípticas no gênero Pimelodella. Na tentativa de melhor compreender a história evolutiva deste gênero, o presente estudo propõe a análise e caracterização de populações provenientes dos rios das principais bacias hidrográficas do Estado de São Paulo utilizando abordagem citogenética e molecular. Os resultados dessas análises permitirão identificar a ocorrência de um possível complexo de espécies, bem como a elucidação das relações evolutivas entre diferentes populações e espécies deste gênero, podendo auxiliar em futuros estudos taxonômicos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEIXOTO, Marilena da Silva. Estudos sobre as relações filogenéticas e biogeográficas das espécies do gênero Pimelodella (Siluriformes, Heptapteridae) Eigenmann & Eigenmann, 1888 do Alto Paraná. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.