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Avaliação da proficiência oral em inglês como língua estrangeira de formandos em letras: uma proposta para validar o descritor "vocabulário" de um teste de professores de língua inglesa

Processo: 07/54208-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Douglas Altamiro Consolo
Beneficiário:Melissa Alves Baffi Bonvino
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação do professor   Formação de professores   Ensino de língua estrangeira   Proficiência em língua estrangeira
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao | Componente Lexical | Formacao De Professores | Proficiencia Oral

Resumo

Este projeto de pesquisa propõe investigar o trabalho pedagógico e a avaliação de vocabulário na produção oral em inglês como língua estrangeira de alunos-formandos em Licenciatura em Letras de uma universidade estadual paulista. Para tanto, pretende-se aplicar simulados dos testes orais consagrados, FCE e IELTS de Cambridge ESOL, e o teste TEPOLI - Teste de Proficiência Oral em Língua Inglesa (CONSOLO, 2004; CONSOLO &SILVA, 2006), um teste ainda em fase de validação. Objetiva-se caracterizar o trabalho de vocabulário no contexto investigado, analisar a produção oral de vocabulário dos alunos-formandos em situações de testes orais e fornecer subsídios para se estabelecer critérios de avaliação de vocabulário no domínio linguístico da linguagem do (futuro) professor. Esta pesquisa é de caráter etnográfico-interpretativista, caracterizada por uma ação em contexto formal de ensino com foco específico no vocabulário, e fará uso de procedimentos quantitativos e qualitativos para a análise dos dados. O presente estudo se justifica por almejar contribuir para uma maior conscientização da importância da produção oral de vocabulário de professores de inglês como língua estrangeira (doravante ILE) ingressantes no mercado de trabalho, contribuição que pretende ir além dos limites do contexto de formação, na tentativa de fornecer subsídios para que esses professores possam atuar em contextos de ensino de ILE, cientes da importância da produção oral de vocabulário para o estabelecimento de uma proficiência oral que atenda as possíveis demandas linguísticas em sala de aula; e de avanços nos critérios de avaliação do componente lexical, no escopo dessa proficiência. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BONVINO, Melissa Alves Baffi. Avaliação da proficiência oral em inglês como língua estrangeira: foco na competência lexical e uma proposta para o processo de validação do descritor vocabulário de um teste de proficiência para professores de língua inglesa. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.