Busca avançada
Ano de início
Entree

Interação das características morfológicas, fenotípicas e moleculares e sua importância prognóstica na leucemia mieloide aguda

Processo: 07/54686-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Irene Gyongyver Heidemarie Lorand Metze
Beneficiário:Mariana Rezende Bandeira de Mello
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Citometria de fluxo   Metilação   Morfometria   Leucemia mieloide aguda
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citometria De Fluxo | Lma | Metilacao | Morfometria

Resumo

A metilação é o principal processo epigenético envolvido na regulação da expressão gênica. Pares de citosina guanina (CpG) tendem a estar em conjunto em áreas conhecidas como ilhas CpG que estão presentes, principalmente, nas regiões promotoras dos genes. A metilação do DNA nos promotores associados às ilhas CpG tem sido associada com o silenciamento gênico. A metilação aberrante em genes supressores de tumor é observada frequentemente em doenças malignas humanas, incluindo leucemias agudas. A detecção da metilação anormal tem sido utilizada como marcador em potencial para o câncer e são frequentemente encontradas em pacientes com síndromes mielodisplásicas (SMD) e com leucemias agudas. A textura da cromatina dos núcleos está relacionada com fenômenos epigenéticos, tais como metilação ou modificação das histonas, o que remodela profundamente a arquitetura nuclear característica de cada tipo de tecido. Estudos sugerem uma correlação entre os níveis de metilação e a condensação da cromatina no núcleo interfásico. Nosso estudo tem como objetivos estudar as características fenotípicas das pacientes com leucemia mieloide aguda (LMA) e correlacioná-las com características de textura nuclear. Isto é especialmente importante na diferenciação entre LMA e SMD. Estudaremos também a frequência das mutações nos genes FLT3 e NPM1 e verificaremos o perfil de metilação nas amostras analisadas buscando associações com a morfometria. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MELLO, MARIANA R. B.; ALBUQUERQUE, DULCINEIA M.; PEREIRA-CUNHA, FERNANDA GONCALVES; ALBANEZ, KRIZZIA B.; PAGNANO, KATIA B. B.; COSTA, FERNANDO F.; METZE, KONRADIN; LORAND-METZE, IRENE. Molecular characteristics and chromatin texture features in acute promyelocytic leukemia. DIAGNOSTIC PATHOLOGY, v. 7, . (07/54686-0)