Busca avançada
Ano de início
Entree

Citrus spp. x alternaria f.sp.citri tangerine: analise da interacao planta patogeno.

Processo: 07/00931-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Marcos Antonio Machado
Beneficiário:Rodrigo Makowiecky Stuart
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Proteoma
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alternaria alternata | Mancha marrom das tangerinas | Proteoma | tangerinas | Interação molecular planta-microrganismo

Resumo

O patótipo tangerina do fungo fitopatogênico Alternaria alternata é responsável por produzir uma toxina hospedeiro-específica (toxina ACT) ativa contra variedades de tangerinas e seus híbridos, causando a doença conhecida como mancha marrom das tangerinas ou mancha marrom de alternaria. Esta doença ataca folhas e frutos e representa a principal doença fúngica das tangerinas, sendo responsável atualmente por grandes perdas econômicas na citricultura nacional. Embora existam informações consideráveis sobre a genética e biologia do fungo, pouco se sabe sobre o sítio de ação da toxina nas células vegetais, bem como sobre as respostas de defesa promovidas na planta. Desta forma, o presente trabalho focaliza estudos da interação planta-patógeno e tem por objetivo caracterizar as proteínas diferencialmente expressas em variedades susceptíveis e tolerantes de tangerinas. Para tanto, as proteínas diferencialmente expressas serão extraídas, seqüenciadas e identificadas através das técnicas de eletroforese bidimensional e espectrometria de massa. A correlação entre os níveis de proteínas e os níveis de mRNAs transcritos será analisada por RT-qPCR visando determinar os passos iniciais da regulação das respostas de defesa no hospedeiro. Com isso espera-se entender o nível de resposta pré e pós-traducionais da interação citros-Alternaria alternata.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
STUART, Rodrigo Makowiecky. Análise da interação entre citros e alternaria alternata patótipo tangerina. 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.