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Formacao e transporte das particulas finas de origem veicular na atomosfera urbana de sao paulo.

Processo: 07/56757-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Maria de Fátima Andrade
Beneficiário:Beatriz Sayuri Oyama
Instituição Sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Química atmosférica   Aerossóis   Poluição do ar   Modelos de qualidade do ar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aerossois Atmosfericos | Emissoes Veiculares | Modelos De Qualidade Do Ar | Particulas Finas | Poluicao Do Ar | Quimica Atmosferica

Resumo

Muitos estudos foram desenvolvidos para a descrição da química da fase gasosa na atmosfera da Região Metropolitana de São Paulo. No entanto o tratamento do aerossol atmosférico tem sido realizado de forma simplificada em modelos atmosféricos apesar do grande conhecimento já adquirido na caracterização da sua composição elementar e da sua estrutura física. Os modelos de qualidade do ar incluem módulo de tratamento do aerossol atmosférico que considera a formação de sua fração grossa e fina, incluindo os processos de conversão gás-partícula. Deve-se destacar a relevância do conhecimento a cerca dos aerossóis atmosféricos para a descrição da formação da precipitação, processos radiativos (absorção e espalhamento da radiação) e impactos à saúde. O que se pretende neste projeto é avançar na modelagem da formação e evolução do aerossol atmosférico para descrição do impacto das emissões veiculares, tanto leves quanto pesados, na qualidade do ar por partículas finas. A descrição da formação do particulado fino será tratada com modelagem de qualidade do ar e a identificação das suas fontes será realizada com modelos multivariados. No contexto do projeto será também avaliado o impacto na qualidade do ar do programa de controle de emissões de veículos pesados (PROCONVE), que estabelecerá valores limites para a emissão de gases e partículas. Esse programa deve levar a uma diminuição da concentração de partículas finas na atmosfera de São Paulo, já que sua principal fonte é a emissão de veículos a diesel. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OYAMA, Beatriz Sayuri. Identificação de fontes de partículas finas na atmosfera urbana de São Paulo. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto Astronômico e Geofísico (IAG/SBD) São Paulo.