Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da hidroquinona sobre a funcao e viabilidade da celula endotelial.

Processo: 07/56299-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Toxicologia
Pesquisador responsável:Sandra Helena Poliselli Farsky
Beneficiário:Fernanda Judice Pinedo
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Moléculas de adesão celular   Células endoteliais   Citocinas   Óxido nítrico   Inflamação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Celula Endotelial | Citocinas | Hidroquinona | Inflamacao | Moleculas De Adesao | Oxido Nitrico

Resumo

A hidroquinona (HQ) é um composto fenólico obtido a partir da metabolização endógena do benzeno, além de ser componente do cigarro, de medicamentos, reveladores fotográficos e estar presente em alguns alimentos e plantas medicinais. A literatura é vasta quanto aos efeitos deletérios da HQ, especialmente quando esta é obtida na vigência de exposição ao benzeno e à fumaça do cigarro. Nosso grupo vem demonstrando que a intoxicação experimental de ratos à HQ compromete a migração de leucócitos para o pulmão na vigência de resposta inflamatória alérgica ou inespecífica. Os mecanismos envolvidos estão parcialmente caracterizados e mostram o prejuízo na produção de anticorpos anafiláticos. Este projeto visa dar continuidade à investigação dos mecanismos de ação da HQ sobre a indução da resposta inflamatória, enfocando os efeitos sobre a célula endotelial, uma vez que esta reveste os vasos sangüíneos e exerce papel fundamental no controle da resposta inflamatória. Para tanto, cultura primária de célula endotelial será obtida a partir do músculo cremáster de ratos Wistar, adultos, e os seguintes parâmetros serão avaliados após aplicação de diferentes doses de HQ (10 ou 100 μM) ou de HQ e LPS (5 μg/ml): 1) expressão de molécula de adesão na membrana celular (ICAM-1; PECAM-1 e VCAM-1) por microscopia confocal; 2) expressão gênica das moléculas de adesão por PCR; 3) secreção de oxido nítrico por reação de Greiss; 4) secreção de citocinas pró e antiinflamatórias (IL-10; IL-1; CINC-1; IL-6; TNF-) por ELISA É importante ressaltar que a literatura é deficitária quanto às ações da HQ sobre a célula endotelial. Desta forma, além de contribuir para esclarecer os efeitos da HQ sobre a migração de leucócitos para o foco de lesão inflamatório, os resultados aqui obtidos poderão fornecer subsídios para compreensão dos mecanismos de ação tóxicos da HQ. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINEDO, Fernanda Judice. Efeitos da hidroquinona sobre atividades funcionais da célula endotelial e de neutrófilos. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.